sábado, 23 de agosto de 2014

Sou livre!

Lembro-me da primeira vez em que, inventei uma pequena história. Num simples exercício quando andava no 2º ano onde havia uma banda desenhada e os alunos tinham de completar os balões de fala de acordo com as imagens. Nesse dia vim para casa feliz. Contei imediatamente à minha mãe mas acho que na altura ela não prestou muita atenção... deve ter pensado que era apenas mais um exercício como tantos outros mas eu não. Ainda hoje me lembro desse exercício, lembro-me de mim sentada naquela cadeira a tentar completar uma tarefa que talvez na altura me tivesse parecido difícil mas que ao mesmo tempo me fez ficar tão feliz. Caso contrário não teria contado a novidade assim que chegasse a casa nem me lembraria dela no meu dia-a-dia.
Sempre adorei ler e escrever. Mas escrever foi sempre mais libertador, aproveitava cada composição na escola para incluir um pouco de mim em cada palavra. Nunca gostei muito de inventar histórias de aventuras, digamos que a minha imaginação não é muito fértil. Gostava mais de dar a minha opinião sobre algum assunto ou escrever sobre sentimentos ou situações do nosso quotidiano como faço aqui no blog. Quando passei para o 7º ano as oportunidades também foram surgindo. Concursos de poemas onde inicialmente não me dava muito bem porque o meu jeito para fazer rimas era muito pouco (para não dizer nenhum) mas com o tempo e a prática fui descobrindo que é possível fazer bons poemas evitando as rimas constantes.

A escrita traz-me liberdade. Uma liberdade que demorou a ser conquistada principalmente pelas mulheres. Havia até aquelas que em pleno século XX utilizavam pseudónimos de homens para poderem publicar os seus próprios artigos nos jornais. Orgulho-me dessas mulheres, daquilo que conquistaram mas sei que lutaram muito e agora cabe-nos  a nós continuar e honrar esse legado e não o destruir.


Este blog foi mais uma forma que encontrei de partilhar os meus pensamentos com mais pessoas e esperar que mais alguém sinta o mesmo que eu.
Posso dizer que sou livre. Pois a liberdade toma na escrita a sua forma mais simples, sincera, genuína e espontânea. E vocês, também são livres?


1 comentário:

  1. Boa sorte com o blogger, flor :)

    Qualquer duvida pode me procurar :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar