domingo, 9 de agosto de 2015

#Filme2 - ''Dead Poets Society'' (1989)

Mais uma noite, mais um filme!
Desta vez trago-vos um filme que foi lançado há bastante tempo mas infelizmente, só o vi o ano passado. Ou felizmente… talvez o tenha visto na altura certa. Foi sem dúvida um dos filmes que mais me marcou. Quando acabou fiquei estática por uns momentos, só a pensar naquilo que tinha acabado de ver.

‘’O Clube dos Poetas Mortos’’ que seria o mesmo que escrever ‘Carpe Diem’ pois todo o filme gira à volta desta máxima e da importância de fazermos só aquilo que gostamos, em todos os momentos da nossa vida.



Vi este filme no início do meu 12º ano, numa altura em que talvez ainda estivesse um pouco indecisa com aquilo que iria seguir. Entretanto as dúvidas dissiparam-se por completo e claramente que este filme teve a sua quota parte na minha decisão. Sem desvendar muito do filme posso dizer que acontece algo trágico na vida do jovem Neil Perry (personagem de Robert Sean Leonard) porque simplesmente os pais não queriam que ele seguisse o seu verdadeiro sonho, o teatro.

Os meus pais sempre me disseram para escolher aquilo que eu quisesse mas as questões de baixas oportunidades no mercado de trabalho ainda me faziam pensar. Mas eu percebi que tal como o Neil eu seria infeliz para o resto da vida caso não seguisse os meus sonhos.

Esta é a lição do filme. Que os jovens devem ter interesses, opinião, os seus próprios gostos, paixões individuais, sonhos e tornar todos os dias das suas vidas em algo mágico. Tudo isto é incitado por um professor de poesia, (personagem de Robin Williams) que os alunos saúdam com ‘’Oh Captain, My Captain!’’ cuja maneira dinâmica e pouco convencional de dar aulas vai ter consequências graves num colégio onde tudo é feito de forma rígida.


Este professor que acaba por ser despedido e os sonhos do jovem que chegam ao fim no dia em que acontece a tal tragédia: vi aqui mesmo que não era isto que queria. Porque é que as pessoas que querem seguir os seus sonhos, em vez de optarem por um caminho seguro acabam por sofrer mais? 
No entanto, sabe ainda melhor quando alcançamos os grandes objetivos da nossa vida.

Com grandes interpretações, a sua dose de humor – ou não fosse Robin Williams a personagem principal - e drama, aconselho este filme a 100%. Tenho a certeza que se vai tornar um dos filmes da vossa vida.



Até amanhã, com um novo filme! 




Sem comentários:

Enviar um comentário