segunda-feira, 10 de agosto de 2015

#Filme3 - ''Intouchables'' (2011)

Terceiro dia, terceiro filme!
Desta vez um filme francês, baseado numa história verídica, ‘’Intouchables’’, com o título em português de ‘’Amigos Improváveis’’.


Adorei este filme, que tem tanto de drama como de comédia.

As personagens principais do filme são um tetraplégico milionário (Philippe, personagem de François Cluzet) e um homem de raça negra (Driss, personagem de Omar Sy), que surge como seu auxiliar de enfermagem. Inicialmente este não é bem visto por algumas das personagens. Mas depressa a descontração com que lidava com o estado de saúde de Phillippe fez com que este o aceitasse para o cargo, apesar de não ter qualquer formação na área.


E esta descontração e naturalidade vem de onde? É muito fácil responder. Também Driss sabe o que é ser olhado de lado na rua e sentir o peso da discriminação, tal como Phillippe terá sentido tantas vezes. E como eles há tantos outros que se cruzam no nosso quotidiano e para os quais nós olhamos de forma nada simpática. É fundamental que todos nos sintamos bem connosco próprios. Não seria horrível ter as pessoas a olhar e a sussurrar algo sobre nós? Seria, sim. Por isso não façamos aos outros aquilo que odiaríamos que nos fizessem a nós.

Através desta alegria de viver Driss vai proporcionar momentos extraordinários a Phillippe, que este talvez nunca mais voltasse a experimentar. Vai devolver-lhe o prazer de viver com o seu jeito cómico e a sua forma peculiar de dizer sempre a verdade.


Este filme foi um sucesso em todo o mundo, tornando-se o filme mais rentável na história do cinema francês. E eu percebo perfeitamente o porquê.


É uma lufada de ar fresco, é vivacidade, energia, alegria, felicidade. É único. Aconselho vivamente J



Sem comentários:

Enviar um comentário